Tendência

Bombeiros Civis de Apodi realizam treinamentos para combate a incêndios florestais e residenciais

O treinamento foi realizado de forma que passo a passo os combatentes foram praticando e aprimorando o trabalho, o qual exige grande esforço físico daquele que atua nessas operações, por ser uma atividade manual de repetição.

A Associação Apodiense de Bombeiros Civis e Voluntários – AABCV, realizou na manhã deste domingo, dia 29 de agosto, um treinamento de Combate a Incêndios Florestais e Residenciais, com retirada de vítimas em ambiente interno com baixa visibilidade e simulação de risco iminente.

As instruções ocorreram na zona rural de Apodi, no sítio Baixa Fechada II nas imediações de Mariinha de Epitácio.

Os alunos puderam praticar técnicas de prevenção, como fazer “aceiros”, que são escavações rasas para evitar o alastramento o fogo, além de táticas de combate com abafadores e mochilas costais que bombeiam água. Foram utilizados ainda facões, foices, enxadas, pás, gadanhos, e outros materiais de “sapa” para controle e manejo da vegetação preventivamente ou já em estágio de incêndio.

O treinamento foi realizado de forma que passo a passo os combatentes foram praticando e aprimorando o trabalho, o qual exige grande esforço físico daquele que atua nessas operações, por ser uma atividade manual de repetição.

“Este treinamento visa aperfeiçoar o nosso trabalho, uma vez que todo ano temos incêndios florestais, mesmo que de pequena proporção, sendo em sua maioria provocados pela ação humana, o que configura crime ambiental. O período que é compreendido entre a primavera e verão é quando temos um clima mais seco e junto com a escassez de chuvas o solo fica mais propício para este tipo de ocorrência. Com os conhecimentos passados temos a oportunidade de melhorar nossas aptidões, observando o comportamento do fogo, vento, vegetações, e atentando também para o melhor aproveitamento dos equipamentos de proteção individual, hidratação, cuidados com insolação, etc.”, explicou o instrutor Júnior Canela.

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncios detectado

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.