II Ursap realiza I Fórum Regional de Práticas Integrativas e Complementares da Segunda e Oitava Regiões de Saúde

Homeopatia, Apiterapia, Aromaterapia, Arteterapia, Ayuveda, Biodança, Bioenergética, Constelação familiar, Cromoterapia, Dança circular, Geoterapia e Hipnoterapia.

Acontecerá dia  10 de setembro, de 8 às 17h, no auditório deputado Leônidas Ferreira da II URSAP com sede em Mossoró o I Fórum  Regional de Práticas Integrativas e Complementares (PICS) da Segunda e Oitava Regiões de Saúde do RN.


O evento será organizado pela II Unidade Regional de Saúde Pública (II URSAP).

As Práticas Integrativas e Complementares (PICS) são tratamentos que utilizam recursos terapêuticos baseados em conhecimentos tradicionais, voltados para prevenir diversas doenças como depressão e hipertensão. Em alguns casos, também podem ser usadas como tratamentos paliativos em algumas doenças crônicas.

Principais Práticas Integrativas e Complementares

Homeopatia, Apiterapia, Aromaterapia, Arteterapia, Ayuveda, Biodança, Bioenergética, Constelação familiar, Cromoterapia, Dança circular, Geoterapia e Hipnoterapia.

Existem atualmente 9.350 estabelecimentos de saúde no país ofertando 56% dos atendimentos individuais e coletivos em Práticas Integrativas e Complementares nos municípios brasileiros, compondo 8.239 (19%) estabelecimentos na Atenção Básica que ofertam PICS, distribuídos em 3.173 municípios.

Coordenam o evento, a ex-secretária municipal de saúde de Mossoró e enfermeira Maria da Saudade Azevedo, o nutricionista Dênnis Costa Furtado, as técnicas do Núcleo de Educação Permanente (NEP) da II URSAP, Elisângela de Medeiros e Ana Clara de Oliveira.

Segundo a referência das Práticas Integrativas e Complementares (PICS) da II Ursap, Saudade Azevedo o Fórum é direcionado aos secretários municipais de saúde, coordenadores da Atenção Primária à Saúde e demais profissionais que tenham interesse na temática.

O Fórum será realizado  de forma híbrida. Presencial e via You Tube.

“As PICS promovem uma nova cultura de cuidado, consolidando  o vínculo terapeuta-paciente, o empoderamento do indivíduo e seu protagonismo no processo de cura, possuindo grande potencial desmedicalizador. As PICS não concorrem com os tratamentos convencionais,tão somente complementam e possibilitam um olhar integrativo na saúde”, disse a gerente da II Ursap Emiliana Bezerra Cavalcanti.

link para inscrição público geral: https://forms.gle/FkocrZBQwjutsfWF7

link para inscrições dos Secretários e Coordenador da APS: https://forms.gle/76qyPEXYALEJDCaA9

Apoiam o evento a Faculdade Nova Esperança de Mossoró, UERN e Faculdade UnP.

Abdias Duque de Abrantes
Assessor de Comunicação da II URSAP 

Mostrar mais

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Botão Voltar ao topo

Bloqueador de anúncios detectado

A publicidade é uma fonte importante de financiamento do nosso conteúdo. Para continuar navegando, por favor desabilite seu bloqueador de anúncios.